domingo, 21 de dezembro de 2014

Class of 1984 - Mark L. Lester

Considerado por muitos o filme mais violento dos anos 80 (acho um exagero) Class of 1984 (no Brasil veio com o nome "Os Donos do Amanhã") é um filme que vale um comentário aqui neste blog.
Feito em 1982 (e não em 1984, como pode sugerir o título) este é um action-thriller canadense sobre uma gangue criminosa e suburbana de jovens Punks aprontando "altas confusões" numa escola.
Um novo professor chamado Andrew Norris, um novato que veio substituir um professor de música, chega ao local e tenta mudar as coisas, mas enfrenta a hostilidade do grupo, cujo líder acaba estuprando sua mulher.
O filme cria no expectador uma simpatia pelo professor, um homem justo e correto, apaixonado pelo ensino e que tenta extrair humanidade dos piores elementos daquele ambiente. No entanto aqueles alunos se mostram até o fim do filme inflexíveis em sua maldade.

Não há piedade no filme. 

O líder dos marginais, Peter Stegman, chega até mostrar algum talento para música (o que sugeriria uma alma), coisa que poderia dar um outro rumo ao filme e abordar uma espécie de história de mudança, dizer que no fundo de toda aquela revolta há um adolescente sensível. Não há. A sensibilidade musical e a certa genialidade são bem compatíveis com a psicopatia. Não há como deixar de comparar Peter Stegman com Alex de Laranja Mecânica.
Sem redenção e sem se preocupar com a sensibilidade frágil do expectador, que espera que boas coisas aconteçam, o filme caminha sem remorsos de uma bela e promissora história de um professor preocupado com a educação dos seus alunos para uma trama de vingança e sangue.
Há cenas pesadíssimas no filme, um professor de biologia que vê seus animais mortos em seu próprio laboratório, o mesmo professor, já enlouquecido, ensinando seus alunos com um revólver, fazendo perguntas com a arma na boca de um aluno, um estupro coletivo, mortes, brigas, violência gratuita, prostituição e drogas.
A trilha sonora é Alice Cooper (que faz a música do tema do filme, I'm the Future, que está no disco Zipper Catches Skin - que acabei de comentar no meu outro blog sobre Rock and Roll) e dos punks canadenses Teenage Head (não há só Rush lá).

Class of 1984 definitivamente não é para fracos.

Obs: Michael J. Fox está no filme.

Cenas e imagens de Class of 1984:











Trailer do filme




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lista de Links

  • Meritroyalbet Giriş - Meritroyalbet sitesi sektöre giriş yaparak gücünü göstermektedir. Tamamen sektörün reel kısmında hizmet veren ve Kıbrıs’ın en iyi Casino ve Oteli olan Me...
    Há um ano